Telefone INSS

Hoje, nesse artigo, o nosso assunto será o telefone do INSS. Na verdade, a lista de telefones do INSS e todas as suas formas de contato.

Além disso, mostraremos diversas informações sobre esse órgão público tão presente em nossas vidas. Mas que, mesmo assim, conhecemos tão pouco. Sendo assim, fique com a gente e saiba mais sobre o INSS.

Telefone do INSS

Vamos começar falando do telefone do INSS. Visto que essa é a forma mais comum de contato entre um órgão público e uma pessoa.

Isso pois esses serviços se destinam a atender toda a população. Incluindo aqueles que não tem muita facilidade com a tecnologia.

Assim, você deve ligar para o número 135. De qualquer lugar do país. Sem ser cobrado por isso.

Quando você ligar para o atendimento do INSS é preciso mencionar o CPF. Ou da pessoa que busca se consultar sobre o benefício.

Outros documentos também são necessários. Como, por exemplo, o número de inscrição na Previdência Social (caso tenha), o NIS/PIS (caso tenha a CTPS assinada), o NIT 9para contribuintes individuais) e o CPF ou CNPJ da fonte pagadora.

Esse número permite que você tire dúvidas sobre a Previdência Social. Além disso, você pode:

·      Se inscrever no INSS;

·      Conferir a data do pagamento do benefício;

·      Agendar e se informar sobre a sua avaliação;

·      Fazer reclamações, denúncias ou solicitações;

·      Acompanhar o andamento das mesmas.

Qual é o horário de atendimento da central do INSS?

O horário de funcionamento do número 135 é bastante amplo. Ele funciona de segunda-feira à sábado, das 7 h às 22 h.

Posso ligar direto em uma Agência da Previdência Social?

É possível fazer a ligação para uma das agências do órgão. Mas isso não pode ser feito de forma direta.

Isso pois a recomendação é que se ligue para o serviço central, em Brasília. Através do número 135.

Então, caso seja necessário, você será redirecionado para o número de uma agência local. Ou, até, recomendado que compareça, pessoalmente, a uma das sedes do órgão.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

Independentemente do tipo de telefone utilizado, você pode ligar para o número 135. Nos horários que foram descritos acima.

Como ligar para o INSS pelo telefone celular?

O número 135 funciona para qualquer tipo de aparelho telefônico. Seja ele um telefone fixo ou um celular.

Telefone 0800 do INSS

O INSS não possui um número 0800. Isso pois o número 135 já é gratuito, para todo o Brasil.

WhatsApp INSS

Da mesma forma, o INSS, ainda não possui um número para contato através do WhatsApp. No entanto, caso esse canal seja disponibilizado, atualizaremos essa publicação, com essa nova informação.

E-mail INSS

Essa é uma pergunta que pode ser respondida de duas maneiras diferentes. Isso pois o INSS não possui nenhum endereço de e-mail para o atendimento à população.

No entanto, existe um endereço de e-mail, para o contato com a imprensa. Trata-se do [email protected]

Além disso, para segmentar o atendimento, o INSS, ainda dispõe de mais 27 endereços de e-mail, para atender à imprensa. Um para cada uma das Unidades Federativas.

Chat online INSS

O chat online do INSS é uma das opções mais procuradas para tirar dúvidas e resolver outras solicitações. Esse pode ser acessado pelo site Meu INNS ou pelo app de mesmo nome.

Em qualquer uma dessas opções, basta clicar no ícone no canto inferior direito. O atendimento virtual funciona todos os dias, 24 horas ao dia. O humano, das 8 h às 16h30, de segunda-feira à sexta-feira.

É possível se informar sobre todos os assuntos que podem ser tratados via telefone. Além do atendimento para advogados.

O aplicativo Meu INSS é gratuito. E está disponível para download tanto para Android quanto para iOS.

Telefone da ouvidoria INSS

Como todo e qualquer órgão público, o INSS possui uma ouvidoria. Na verdade, trata-se de uma obrigação legal que o órgão tem com a população.

A ouvidoria se presta a receber reclamações sobre o órgão. Ou, então, resolver solicitações que outros canais não tenha solucionado de maneira satisfatória.

Assim como o atendimento geral do órgão, a ouvidoria está disponível no número 135. E seu atendimento é de segunda-feira à sábado. Das 7 h às 22 h.

Também existe um canal online para que você registre as suas reclamações, junto ao setor. Ele está no site do órgão. Para isso, basta preencher o formulário com as informações solicitadas.

No entanto, a ouvidoria deve ser o último canal a ser acionado. Assim, ligue para o SAC antes de fazê-lo.

Telefone do SAC INSS

O SAC é o telefone principal do INSS. Isso pois o atendimento ao cidadão é o princípio primordial do órgão federal.

Sendo assim, o seu primeiro contato se dará com o SAC do INSS. Que é feito, como a maior parte dos serviços, pelo número 135.

Telefone do INSS para informações

Atualmente, o telefone para informações, dúvidas, solicitações e outros assuntos, junto ao INSS é o 135. Sendo assim, número antigos, como o 0800 foram desativados.

Telefone do INSS para agendamento

Como mencionamos acima, o INSS concentra todos os seus serviços no número 135. Incluindo, SAC, ouvidoria e agendamentos diversos.

É possível que lhe seja fornecido o telefone da unidade loca do INSS. Mas isso somente ocorre em casos de necessidade especial.

Central de ajuda do INSS

Por ser um serviço tão completo e complexo, é possível que algumas dúvidas sobre o órgão surjam. Sendo assim, você deve consultar a central de ajuda do INSS.

Essa central de ajuda está disponível no site do INSS. E lista diversas dúvidas sobre ele. Além de suas respectivas respostas.

Alguns tópicos tratado incluem:

·      Do que se trata e qual é a função da Previdência Social?;

·      Quais são os benefícios da Previdência Social?;

·      Requisitos para inscrição;

·      Quais são as diferentes categorias?;

·      Quais os diferentes tipos de aposentadoria;

·      Do que se tratam os diversos tipos de auxílio?;

·      Como funciona a pensão por morte?;

·      O que é o salário-família?;

·      Do que se trata o salário-maternidade?;

·      Dúvidas sobre o BPC-LOAS.

SAC INSS

Central de telefone 135 INSS

Como já mencionamos, o 135 é o principal número para se entrar em contato com o INSS. E o único que é divulgado ao público.

Dessa maneira, ele age como uma central de telefone do órgão. Encaminhado, assim, o cidadão para o setor onde o seu problema será tratado da melhor forma possível.

Posso fazer reclamações pelo 135?

Sim. Na verdade, uma das razões desse número é acolher as reclamações da população sobre os seus serviços.

No caso, essas reclamações são encaminhadas para a ouvidoria. No entanto, ela é contatada através desse mesmo número.

Protocolos de atendimento INSS

Esse protocolo de atendimento é fornecido quando existe o atendimento presencial, em uma das agências do órgão. Que estão presentes na maior parte das cidades do território brasileiro.

A maior parte dos problemas pode ser resolvida na mesma hora. No entanto, algumas pedem um encaminhamento para o 135 do INSS. Ou, então, para o aplicativo Meu INSS.

Assim, para dar continuidade no seu atendimento, é fornecido um número de protocolo ao cidadão. Nesses casos, o atendimento é caracterizado como Atendimento Especializado.

A função do protocolo é que o cidadão possa acompanhar o seu atendimento. E, da mesma forma, o órgão, através de um número que contém todas as informações sobre ele.

Como consultar o protocolo do INSS online?

Esse protocolo pode ser fornecido por todo e qualquer canal de atendimento do INSS. Mas isso é mais comum no atendimento presencial, como nós descrevemos acima.

A sua consulta é bastante simples. Por meio do 135, você pode fornecer o seu CPF e ter acesso a todas as suas solicitações junto ao órgão. Bem como os seus respectivos protocolos.

Também é possível fazer essa consulta pelo site e aplicativo Meu INSS. Bem como essa consulta pode ser feita nas próprias agências dos INSS.

Quais dados são necessários para o atendimento?

O principal documento para que você seja atendido é o seu CPF. No entanto, outros podem ser pedidos. Como o seu PIS ou NIT, a depender do seu tipo de atividade remunerada. Além disso, pode ser solicitado o CPF ou CNPJ da sua fonte pagadora.

Serviços mais comuns do INSS

O INSS oferece, literalmente, dezenas de serviços à população. Dentre eles, os mais comuns são:

·      Simulação de aposentadoria;

·      Consulta de benefícios;

·      Agendamentos e solicitações ao INSS;

·      Atualização de dados cadastrais;

·      CNIS (Extrato de Contribuições);

·      Extrato de Pagamento de Benefício;

·      Calendário de pagamento;

·      Solicitação de Pagamento de Benefício Não Recebido;

·      Extrato de Imposto de Renda;

·      Extrato de empréstimo consignado.

Esses dados foram obtidos junto ao Meu INSS. E pode ser acessado por qualquer um. Além deles, muitos outros serviços são possíveis junto ao órgão.

Redes sociais INSS

A maior parte de nosso tempo online é passado nas redes sociais. Assim, se uma empresa, seja ela pública ou privada, deseja um contato maior com a população, deve investir nesse canal de comunicação.

E é isso que o INSS (assim como outros órgão federais) fez. Ao menos em parte. Isso pois não possui perfil nas redes sociais mais utilizadas no Brasil.

Ele possui, apenas, um canal no YouTube. Que, dessa maneira, é mais utilizado para informar que para receber solicitações.

Veja a situação do INSS no Reclame Aqui

O Reclame Aqui funciona como uma plataforma de comunicação entre empresas e consumidores. Dessa maneira, ela age para conciliar as partes e para pressionar as marcas para uma resolução.

O serviço da Previdência Social não possui uma nota na plataforma. Assim, ela não é considerada uma empresa recomendada.

No entanto, existem outras empresas presentes na plataforma. Como é o caso do atendimento da Receita Federal. Infelizmente, essa, também, imita a atitude do INSS de não responder às reclamações e não obter classificações.

Por outro lado, temos o SAC Detran SP. Com nota 5,9, ele é classificado como ruim, apesar de ser notada uma evolução. Responde a 63% das reclamações, solucionando 71,6% dessas. Assim, possui nota do consumidor de 4,41, com 57,6% deles desejando novos negócios.

A Central da Caixa Econômica Federal, também, não responde às reclamações. E, da mesma forma, não possui avaliações na plataforma.

Por fim, nós temos o atendimento Mercado Livre, com uma nota 6,6 e uma classificação regular. Ele responde a 95,6% das solicitações e resolve 72,7% delas.

Como é o atendimento do INSS no Reclame Aqui?

Como dissemos, o INSS não costuma responder às reclamações na plataforma. Dessa maneira, não podemos lhe conferir taxas de solução ou, mesmo, avaliações dos consumidores.

Assim, recomendamos que utilize os canais administrativos da empresa, para resolver suas solicitações. E, caso isso não funcione, acione o PROCON.

Ainda é possível judicializar a situação. Para isso, você pode lançar mão dos Tribunais Penais Especiais.

Como reclamar no INSS?

Fazer uma reclamação no Reclame Aqui é bastante fácil. A conta é gratuita e muito fácil de criar. Não tomando, assim, mais do que alguns minutos seus.

Depois, basta ir até o perfil do INSS e fazer a sua reclamação. No entanto, como dissemos, o órgão não costuma responder às solicitações da plataforma.

Todas as formas de contato do INSS

Para falar com o INSS, é interessante que você tenha todos os canais, para se comunicar com ele, de forma efetiva. Para assim, saber qual deles é o mais adequado para você.

Dessa forma, preparamos esse resumo, especialmente, para você. Confira ele, mais abaixo:

Tipo de ContatoContato
Telefone135
Contato para telefone fixo135
Contato para telefone celular135
WhatsAppNão possui
E-mail[email protected]
Chat on-linehttps://meu.inss.gov.br
Aplicativo Meu INSS
Telefone da Ouvidoria135
Telefone do SAC135
Telefone para informações135
Telefone para agendamento135
Central de ajudaPerguntas frequentes
Central de telefone 135135
Redes sociais INSSYouTube

Conclusão

O Instituto Nacional de Seguridade Social está presente na vida de todo cidadão brasileiro. Seja ele assalariado, autônomo ou fonte pagadora.

Assim, sempre é bom saber como entrar em contato com ele. Isso pois, cedo ou tarde, você precisará.